Os 10 Benefícios do Espinafre Para Saúde

publicidade:

Os 10 benefícios do espinafre para saúde incluem, seu alto valor nutricional rico em antioxidantes. É uma boa fonte de vitaminas A, B2, C e K, e também contém magnésio, manganês, ácido fólico, ferro, cálcio e potássio. Espinafre pertence à família Chenopodiaceae (também conhecido como goosefoot), uma família de potências nutricionais, incluindo beterraba, acelga e quinoa. Ele compartilha um perfil de sabor semelhante com esses dois outros vegetais; a amargura da beterraba e o sabor levemente salgado de acelga.

Existem três tipos diferentes de espinafre geralmente disponíveis: Espinafre Sabóia que é crestado, apresenta folhas parcialmente dobradas e textura elástica; Espinafre Semi-sabóia, semelhante ao Sabóia mas não tão enrugado; e, Espinafre Bebé com folha lisa e plana, em forma de pá, sendo ideal para saladas devido ao seu sabor e textura. Espinafre está disponível durante todo o ano, mas sua temporada é durante a primavera (março – junho). É bem conhecido por suas qualidades nutricionais e tem sido sempre considerada como uma planta com habilidades notáveis para restaurar a energia, aumentar a vitalidade e melhorar a qualidade do sangue.

publicidade:

Os 10 Benefícios do Espinafre Para Saúde

publicidade:

Há razões sólidas que concluem que espinafre iria produzir tais resultados, principalmente o fato de que ele é rico em ferro. O ferro desempenha um papel central na função das células vermelhas do sangue, que ajudam no transporte de oxigênio em todo o corpo, na produção de energia e a síntese do ADN. Veja abaixo quais são os 10 benefícios do espinafre para saúde:

 Os 10 Benefícios do Espinafre Para Saúde

Previne o câncer: Espinafre e outros vegetais verdes contêm clorofila, que tem se mostrado eficaz em bloquear os efeitos cancerígenos.

Prevenção contra asma: Os riscos para o desenvolvimento de asma são mais baixos em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes. Um desses nutrientes é beta-caroteno, do qual o espinafre é uma excelente fonte. Damascos, brócolis, melão, abóbora e cenoura também são ricas fontes de beta-caroteno.

Saúde do osso: Baixa ingestão de vitamina K têm sido associados a um maior risco de fractura óssea. O consumo de vitamina K adequado é importante para uma boa saúde, uma vez que atua como um modificador de proteínas da matriz óssea, melhora cálcio absorção e pode reduzir a excreção urinária de cálcio.

Sistema digestivo saudável: Espinafre é rico em conteúdo de fibras e água, o que ajuda a prevenir a constipação e promover um sistema digestivo saudável.

Pele e cabelo saudáveis: O espinafre é rico em vitamina A, que é necessário para a produção de sebo para manter o cabelo hidratado. A vitamina A é também necessária para o crescimento de todos os tecidos do corpo, incluindo a pele e cabelo. Espinafre e outras folhas verdes são ricas em vitamina C são fundamentais para a construção e manutenção de colágeno, que fornece a estrutura para a pele e cabelo.

A deficiência de ferro é uma causa comum de perda de cabelo, o que pode ser evitado por uma ingestão adequada de alimentos ricos em ferro, como espinafre.

Reduz a pressão arterial: Por conta de sua alto quantidade de potássio, espinafre é recomendado para pessoas com pressão arterial elevada para anular os efeitos do sódio no organismo. Outros alimentos ricos em potássio incluem batatas, tomates, feijão e laranjas.

Reduz diabetes: Espinafre contém um antioxidante conhecido como o ácido alfa lipóico, que tem sido um forte aliado em diminuir os níveis de glicose, o aumento de insulina sensibilidade e impedir alterações induzidas pelo stress oxidativo em pacientes com diabetes.

Espinafre para saúde dos olhos: Espinafre é conhecida por seu alto teor de fibras e sua abundância de antioxidantes e vitaminas, estudos têm mostrado que pode diminuir o risco de acidente vascular cerebral e desenvolver cataratas.

Antiinflamatório e analgésico natural: Algumas condições que são identificados como inflamatória, como a artrite, a osteoporose, dores de cabeça de enxaqueca, asma e, pode ser curada por causa das propriedades anti-inflamatórias de alguns dos nutrientes que se encontram no espinafre.

publicidade:

Estes são 10 maravilhosos benefícios do espinafre para saúde, existem mil e uma maneiras de prepara-lo tornando suas refeições muito mais nutritiva e saborosa!

Deixe uma resposta