Quarto Montessoriano: Como Fazer

publicidade:

Maria Montessori nasceu em 1870, ela foi a primeira médica diplomada da Itália. Ela é a primeira a ter destaque sobre a mente das crianças e sua capacidade de aprender sem esforço. Desenvolver um quarto de Montessori significa respeitar as necessidades naturais de um bebê ou seja, o espaço inteiro é projetado para a criança.

O montessoriano é um método de ensino centrado na criança, e que possui vários benefícios desde autoconfiança, autonomia, e permitir que ele evolua no seu próprio ritmo. De acordo com seus estatutos, o espaço deve ser adaptado para criança, de modo que ela circule livremente no seu ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance, então saiba como aplicar os princípios montessoriano para construir e decorar o quarto do bebê, veja ás dicas logo abaixo:

publicidade:

O quarto é um local calmo de descanso:

publicidade:

Saiba, que o excesso não é propício para o descanso e concentração para criar um ambiente que seja, calmo e relaxante é necessário que você use na parede cores suaves e neutras, com poucos motivos decorativos. Uma boa ideia é você pendurar quadros e fotografias até mesmo da criança, para que ele possa velo.

O quarto deve ser seguro

O bebê não deve ser capaz de ser ferido enquanto se move. O enxoval de cama e brinquedos que serão usados no quarto deve ser escolhido a dedo ou seja, não podem ser tóxicos, perigosos ou conter alguma pecinha ou até botões que a criança posso engolir, lembre-se menos é mais neste caso!

Será dado a preferência por brinquedos de madeira, em vez de plástico ou materiais laváveis.  Deixe a porta do quartinho aberta porém, com uma barra de segurança na porta tipo portãozinho sabe? assim não corre o risco do bebê acordar de madrugada e ir mexer nos outros comados como banheiro ou cozinha onde tem objetos perigosos.

Móveis e prateleiras deve ser adaptadas ao tamanho da criança:

Usar prateleiras mais baixinhas é fundamental para que a criança consiga, pegar seus brinquedos, guarda-los, escolher suas roupas e coloca-las sozinho no lugar. Você pode encontrar mobílias lindas e de boa qualidade adequado para idade do seu pequeno(a) outra opção é você mantar fazer sob medida. Neste tema para quarto de bebê o berço deve ser evitado, porque ele não permite que a criança se mova e explore o mundo ao seu redor.

publicidade:

A cama montessori será um único colchão no chão, você pode usar um tapete embaixo para manter a umidade longe do seu pequeno! Está é uma opção para bebês entre 2 á 3 aninhos e não para recém nascidos depois que a criança já estiver maiorzinha, você já pode tá investindo em uma caminha mais altinha porém, escolha modelos como mini camas que são ideias para crianças pequenas. Perto da cama coloque um espelho horizontal, de modo que a criança tenha uma visão geral do local. Brinquedos, jogos e um cantinho da leitura pode ser uma ideia incrível, por fim fiquem com alguns modelos de quarto montessoriano para você inspirar na hora de montar o seu!

Deixe uma resposta