O que Pode Causar Dores nos Seios

publicidade:

Os seios se desenvolvem devido a um aumento de estrogénio durante a puberdade. Durante o ciclo menstrual, várias hormônios podem causar alterações no tecido da mama que podem levar a dor ou desconforto em algumas mulheres. Dor na mama ou qualquer desconforto, sensibilidade ou dor na região das axilas, pode ocorrer por uma série de razões. Geralmente, a dor do peito não é um sinal de câncer de mama pois, ele só provoca dor quando o tumor é volumoso ou quando se apresenta sob a forma inflamatória, o que é raro.

Dor no seio (ou dor mamária, mastalgia, mastodínia) é algo bastante comum na vida de muitas mulheres independente da sua idade. A boa notícia é que a dor é quase nunca um sintoma de câncer de mama. Apenas cerca de 5% das mulheres que tem dores nas mamas possuem experiência do cancro da mama afetada antes mesmo do diagnóstico. A exceção a isso é o cancro da mama inflamatório, um tipo raro de câncer que pode começar com dor e mais dor. Mas, em geral, a dor que você está sentindo em seu peito provavelmente não é um câncer.

publicidade:

Dor nos seios: o que pode ser?

publicidade:

Há uma série de causas inofensivos para a dor do peito que pode estar relacionada principalmente a mudanças nos níveis hormonais. Estas podem incluir:

– Puberdade nas meninas e, por vezes, para os meninos, também

-Menstruação e síndrome pré-menstrual (TPM)

-Gravidez – mais frequentemente durante o primeiro trimestre

-Dias após o parto quanto o leite vem ocorre mastite, que é causada por um ducto de leite que não está devidamente aberto e torna-se infectado, deve ser tratado. Não tem nenhuma correlação com o câncer, mas pode se tornar uma infecção grave se não tratada.

-Menopausa

Tecido mamário Fibrocystic

Algumas mulheres têm tecido mamário irregular chamado seios fibrocística, o que pode ser mais doloroso durante certas épocas do mês. Mamas fibrocísticas não estão necessariamente ligados ao câncer, os nódulos são cistos cheios de fluidos, em vez de uma massa de células. Mudanças fibrocística da mama também são a causa mais comum de dor na mama. Tecido mamário Fibrocystic contém nódulos que tendem a ser mais macios pouco antes do seu período menstrual.

O que eu preciso de saber sobre a dor do peito?

Muitas mulheres têm mamas sensíveis e com isso vem as dores, também chamado de mastalgia. Pode ir e vir com períodos mensais (cíclica) ou podem não seguir qualquer padrão (não cíclico).

Dor cíclica

É o tipo mais comum de dor na mama. Pode ser causada por alterações normais dos hormônios, esta dor geralmente ocorre em ambos os seios. É geralmente descrita como uma sensação de peso ou dor que irradia para a axila e braço. A dor geralmente é mais grave antes de um período menstrual e muitas vezes é aliviada quando este período termina. Dor cíclica do seio ocorre com mais frequencia em mulheres mais jovens. A maioria das dores cíclico vai embora sem tratamento e geralmente desaparece na menopausa.

Dor não-cíclica

É mais comum em mulheres de 30 a 50 anos de idade. Pode ocorrer em apenas um dos seios. Ele é frequentemente descrito como uma forte dor, ardor, que ocorre em uma área de uma das mamas. Ocasionalmente, a dor não cíclico pode ser causada por um fibroadenoma ou um quisto. Existe tratamento da causa que pode aliviar a dor.

Dor mamária pode ficar pior com as mudanças em seus níveis hormonais ou alterações dos medicamentos que você está tomando. O estresse também pode afetar a dor do peito. Você é mais propenso a ter dor na mama antes da menopausa do que após a menopausa. Se a dor é muito intensa ou persistente, se ocorrem secreção de sangue nos mamilos, vermelhidão ou inchaço, você precisa ver um mastologista/oncologista/ginecologista, para descobrir afundo se você precisa de algum tratamento mais específico.

publicidade:

Você pode aliviar a dor do peito usando medicamentos sem receita médica como no caso do Tylenol. Porém, se você está grávida ou a tentar engravidar, fale com o seu médico antes de usar qualquer medicamento.

Deixe uma resposta