Mioma uterino: Fatos Sobre Sintomas e Tratamento

publicidade:

Miomas são tumores não cancerosos (benignos) que crescem nas camadas musculares do útero. Eles também são conhecidos como miomas uterinos, miomas, ou fibromiomas. O singular de miomas uterinos é Fibroma Uterino. Miomas são tumores de músculo liso e tecido fibroso. Os miomas podem variar em tamanho, desde um feijão até um tão grande como um melão.

Mioma uterino: Fatos Sobre Sintomas e Tratamento

Miomas afetam pelo menos 20% de todas as mulheres em algum momento durante a sua vida. Mulheres com idade entre 30 e 50 são os mais propensas a desenvolver miomas. As mulheres com sobrepeso e obesas têm um risco significativamente maior de desenvolver miomas, em comparação com mulheres de peso normal.

publicidade:

Crescimentos malignos(cancerosos) nos músculos lisos dentro do útero podem se desenvolver, chamado de leiomiossarcoma do útero. No entanto, este é extremamente raro.

publicidade:

Os quatro tipos de miomas

Existem quatro tipos de miomas e estes são:

Intramural

Estes estão localizados na parede do útero. Estes são os tipos mais comuns de miomas.

Miomas subserosos

Estes estão localizados fora da parede do útero. Eles podem se desenvolver em miomas pedunculados (caules). Miomas subserosos pode se tornar muito grandes.

Miomas Submucosos

Estes estão localizados no músculo sob o revestimento da parede do útero.

Miomas cervicais

Estes estão localizados no colo do útero.

Tipos de Mioma

Causas dos miomas

Os especialistas não conseguem chegar a um consenso comum sobre o porquê do miomas ocorrerem.

Durante os anos reprodutivos da mulher seus níveis de estrogênio e progesterona são elevados. Quando os níveis de estrogênio são altos, especialmente durante a gravidez, os miomas tendem a inchar. Quando os níveis de estrogênio são baixos os miomas podem encolher, por exemplo, durante uma mulher na menopausa.

Hereditariedade também pode ser um fator. Mulheres cujas mães e / ou irmãs tem / tinha miomas têm um maior risco de desenvolvê-los também.

Os sintomas de miomas uterinos

A maioria das mulheres não têm sintomas. É por isso que a maioria dos pacientes com miomas não sabem que têm. Quando os sintomas se desenvolvem, eles podem incluir:

  • Anemia (como resultado de menstruações abundantes)
  • Dor nas costas
  • Prisão de ventre
  • Desconforto no abdome inferior (especialmente se os miomas são grandes)
  • Micção freqüente
  • Dolorosas menstruações frequentes
  • Dor nas pernas
  • Sexo doloroso
  • Inchaço no abdômen inferior (especialmente se os miomas são grandes)

Outros possíveis sintomas de miomas uterinos incluem:

Problemas na gravidez
Problemas de fertilidade
Abortos de repetidos

Diagnóstico dos miomas

Na maioria dos casos, os sintomas de miomas são raramente sentidos e a paciente não sabe que ela tem. Eles são geralmente descobertos durante um exame vaginal.

Ultra-som

Se o médico achar que a paciente tem miomas ele pode usar um ultra-som para descobrir. O ultra-som pode também eliminar outras possíveis condições que podem ter sintomas semelhantes. A ultra-sonografia são freqüentemente usadas ​​quando o paciente tem menstruações abundantes ​​e exames de sangue não revelaram nada conclusivo.

Varredura Trans-vaginal

Um pequeno leitor é inserido na vagina da paciente, para que o útero possa ser visto de perto.

Histeroscopia

Este é um pequeno telescópio que examina o interior do útero. Durante este procedimento, se necessário, uma biopsia pode ser feita do revestimento do útero (ventre).

Laparoscopia

Um laparoscópio é um pequeno dispositivo que olha para o lado de fora do útero – onde o médico examina o seu tamanho e forma. Um laparoscópio é um pequeno tubo flexível. Durante este procedimento, se necessário, uma biopsia pode ser feita da camada exterior do útero.

Biópsia

publicidade:

Uma pequena amostra do revestimento do útero é retirado e, em seguida, examinadas sob um microscópio.

Os tratamentos para miomas

Se a mulher não tem sintomas e os miomas não estão afetando sua vida do dia-a-dia, ela pode não necessitar de nenhum tratamento. Mesmo as mulheres que têm menstruações abundantes ​​e cujas vidas não são significativamente afetadas por esse sintoma também pode optar por nenhum tratamento. Durante a menopausa os sintomas geralmente se tornam menos aparentes, ou desaparecem completamente pois os miomas normalmente encolhem nesta fase da vida de uma mulher.
Quando o tratamento for necessário, pode ser na forma de medicação ou cirurgia.

Deixe uma resposta