Anemia – Sintomas, Causas e Tratamento

publicidade:

Anemia se desenvolve quando a pessoa não tem células vermelhas suficiente no sangue para transportar oxigênio para todo o corpo. As células do sangue podem não ter níveis suficiente de hemoglobina, a proteína que proporciona sangue a sua cor vermelha. Anemia afeta um em cada 10 mulheres. No entanto ela também se desenvolve em homens e crianças e está ligada a algumas doenças.

publicidade:

Saiba Mais:
Alimentos Ricos em Ferro que Ajuda a Prevenir Anemia

publicidade:
Os sintomas de anemia podem incluir o seguinte:
Se você anda muitas vezes cansado mesmo que você tenha dormido bem ou você não tem energia para as atividades normais do seu dia-a-dia, você pode ter anemia. Ela pode ser uma causa subjacente de problemas de memória ou do humor. Os sintomas sintomas variam de acordo com a causa da sua anemia, mas podem incluir:
Fraqueza
Tontura
Pele pálida
Dor de cabeça
Dormência ou frieza nas mãos e pés
Baixa temperatura corporal
Batimento cardíacos rápidos ou irregulares
Falta de ar
Dor no peito
Tontura
Problemas cognitivos
Fadiga
Dificuldade de concentração
Quais são os Tipos de Anemia
Anemia causada por deficiência de ferro
As pessoas com uma deficiência de ferro pode enfrentar esses sintomas:
A fome de substâncias estranhas
Curvatura para cima das unhas
Irritação na boca com rachaduras nos cantos
Anemia causada por deficiência de vitamina B12
As pessoas cujos anemia é causada por uma deficiência de vitamina B12 pode ter esses sintomas:
Um formigamento, nas mãos ou pés
Perder o sentido do tato
Dificuldade de andar
Imperícia e rigidez dos braços e pernas
Demência
Anemia causada por Crônica destruição de eritrócitos
Anemia causada por vermelho crônico sangue destruição celular pode incluir estes sintomas:
Icterícia (pele amarela e olhos)
urina vermelha
Úlceras de perna
Falha de crescimento na infância
Os sintomas de cálculos biliares
Anemia Falciforme
Os sintomas de anemia das células falciformes pode incluir:
Fadiga
Susceptibilidade à infecção
Crescimento e desenvolvimento retardado em crianças
Os episódios de dor severa, especialmente nas articulações, abdômen e membros
Anemia causada por súbita destruição de eritrócitos
Os sintomas da anemia causada por súbita destruição das células podem incluir:
Dor abdominal
Urina vermelha
Pele amarela
Pequenos hematomas sob a pele
Sintomas de insuficiência renal
Causas da anemia
Anemia ocorre quando o sangue não tem a quantidade suficiente glóbulos vermelhos. Isso pode acontecer se:
Seu corpo não produzir glóbulos vermelhos suficientes
Sangramento faz você perder glóbulos vermelhos mais rapidamente do que eles podem ser substituídos
Seu corpo destrói as células vermelhas do sangue.
Função dos glóbulos vermelhos
Seu corpo produz três tipos de células no sangue – glóbulos brancos para combater a infecção, plaquetas para ajudar o seu coágulo de sangue e glóbulos vermelhos para transportar oxigênio por todo o corpo.
Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina -, uma proteína rica em ferro que dá ao sangue a sua cor vermelha. Hemoglobina permite que os glóbulos vermelhos transportem oxigênio dos pulmões para todas as partes de seu corpo além de transportar dióxido de carbono a partir de outras partes do corpo para os pulmões para que ele possa ser exalado.
A maioria das células do sangue, incluindo os glóbulos vermelhos, são produzidos regularmente em sua medula óssea – um material vermelho, esponjoso encontrado dentro das cavidades de muitos de nossos ossos. Para produzir hemoglobina e glóbulos vermelhos, seu corpo precisa de ferro, vitamina B-12, ácido fólico e outros nutrientes dos alimentos que você come.
Fatores de risco
Esses fatores podem colocá-lo em maior risco de anemia:
Uma dieta deficiente em certas vitaminas. Caso você possua uma dieta que é consistentemente baixa em ferro, vitamina B-12 e ácido fólico aumenta o risco de anemia.
Distúrbios intestinais. Ter um distúrbio intestinal que afeta a absorção de nutrientes no intestino delgado como: a doença celíaca e doença de Crohn, o coloca em risco de anemia. 
A menstruação. Em geral, as mulheres que não tiveram a menopausa têm um maior risco de anemia por deficiência de ferro do que os homens e as mulheres na pós-menopausa. Isso porque a menstruação provoca a perda de células vermelhas do sangue.
Gravidez. Se você está grávida, você está em um maior risco de anemia ferropriva porque seus estoques de ferro tem que servir o seu volume aumentado no sangue, bem como ser uma fonte de hemoglobina para o seu bebê crescer e se desenvolver.
Condições crônicas. Por exemplo, se você tem câncer, insuficiência renal ou hepática, ou outra condição crônica, você pode estar em risco de anemia de doença crônica. Estas condições podem levar a uma falta de células vermelhas do sangue.
A história da família. Se na sua família tem ou já tiveram pessoas com anemia você pode desenvolver anemia hereditária, como a anemia falciforme.
Outros fatores: A história de certas infecções, doenças do sangue e doenças auto-imunes, alcoolismo, exposição a produtos químicos tóxicos, e o uso de alguns medicamentos podem afetar a produção de células vermelhas do sangue e levar à anemia.
Tratamentos
Anemia pode geralmente ser confirmado com um teste de CBC. Seu médico pode solicitar exames de sangue adicionais para determinar a gravidade da sua anemia e como tratá-la. Ele também pode analisar o seu sangue por meio de um microscópio. Então caso você esteja com alguns dos sintomas acima é importante procurar um médico imediatamente.
publicidade:

Deixe uma resposta