Os 12 benefícios do Própolis para Saúde

publicidade:

Você sabia que o mel não é a única substância que as abelhas produzem? As abelhas também produzem um composto chamado de própolis que é feito á partir da seiva das folhas de árvores e plantas em geral. Quando combinado a seiva com a cera de abelha, cria-se um produto pegajoso, marrom-esverdeado que é usado como revestimento para construir suas colméias. Este produto nada mais é que o própolis.

Á milhares de anos atrás, as civilizações antigas usavam o própolis por conta de suas propriedades medicinais. Os gregos usavam para tratar abcessos que são infecções, já os cristãos assírios usavam para colocar em feridas e tumores para combater a infecção e ajudar o processo de cicatrização. Então, leia mais sobre os Benefícios nutricionais do  Própolis Para Saúde!

publicidade:

Leia Também:
Benefícios da Semente de Chia para Saúde
Os 11 Benefícios do Pêssego Para a Saúde
Benefícios do Abacaxi Para Saúde

publicidade:

Propriedades Medicinais da Própolis

– Evita a formação de placa dentária
– Previne doenças óssea
– Trata alergias
– Auxilia no tratamento de intoxicação alimentar
– Evita Gripes e resfriados
– Previne Rinite, sinusite, asma e bronquite

Benefícios do Própolis para Saúde

Vários produtos derivados da colmeia têm sido estudados e o própolis tem provado ser um produto com resultados bastante benéfico para a saúde humana.  Devido ao grande número de ingredientes ativos presentes no própolis, como o extrato alcoólico ele tornou-se bem conhecido e usado por suas propriedades terapêuticas, principalmente por sua ação estimulante sobre o sistema de defesa do organismo. Notável entre as suas propriedades estão a sua ação anti-oxidante e anti-microbiana, anti-inflamatória além, de ser um estimulante natural contra cura, por conter substâncias analgésicas e anestésico.

Hoje, o própolis é um dos ingrediente mais usados na fabricação de produtos de beleza e cuidados da pele. O composto é ainda utilizado para fins médicos, que incluem:

Combate infecções 
Como, estomatite, amigdalite, gengivite e hemorróidas.

Estimula o sistema imunitário

Estudos científicos comprovaram que o própolis fortalece o sistema imunológico devido sua ação chamada linfócitos, que age reduzindo os efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia.

Previne e trata pneumonia 

Crônica e bronquite infantil.

Cura herpes genital e feridas

Devido substâncias cicatrizantes encontradas no própolis ele tem o poder de curar herpes e até mesmo feridas mais profundas.

Eficaz no tratamento de lesões da pele

Bastante eficaz no tratamento de queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas, como no caso de manchas na pele, cicatrizes de acne entre outros.

Alívio de dores

Devido sua função anestésica torna-se o própolis um excelente suplemento no combate de amidalites,  que causam dores de garganta, dor de dentes, entre outras.

Própolis contra dor de garganta

Devido suas substâncias anti inflamatória o própolis é um ótimo remédio natural contra infecções de garganta.

Composição da Própolis
publicidade:

Resinas vegetais e bálsamos: 50%
Cera de abelha: 30%
Óleos essenciais: 10%
Grãos de pólen: 5%
Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
Vitaminas: pró-vitaminas A e todas do complexo B.
Flavonoides: Ésteres cafeinados.

Deixe uma resposta