Como Prevenir Pedra Nos Rins

publicidade:

Se você já teve uma pedra nos rins, você certamente se lembra dela. A dor é insuportável! Você sabia que uma em cada dez pessoas terão uma pedra nos rins, ao longo de uma vida? Estudos recentes têm mostrado que as taxas de pedra nos rins estão aumentando a cada ano em todo o país. Acreditam -se que alguns dos principais hábitos do dia a dia pode ser o culpado. Prevenir pedras nos rins não é complicado, basta seguir algumas dicas e mudar alguns hábitos diários, neste post você verá.

Como se formam as pedras nos rins?

publicidade:

As pedras nos rins se formam quando os minerais em sua urina cristalizam, formando uma “pedra”. Normalmente, compostos em sua urina inibi esta formação de cristais. Em algumas pessoas as pedras se formam quando a urina contém mais substâncias formadoras de cristais, tais como o cálcio e o ácido úrico. Isso pode acontecer quando a urina é altamente ácida ou alcalina altamente.

publicidade:

Certas drogas, tais como: Lasix (furosemida), Topomax (topiramato), e o Xenical, também pode promover pedras nos rins. Muitas vezes, é uma combinação de fatores que cria um ambiente favorável à formação da pedra. Existem pedras nos rins de vários tipos, e determinar o tipo é uma grande ajuda para então conseguir identificar a causa do problema:

Pedras de cálcio: O tipo mais comum (quatro em cada cinco casos) é geralmente sob a forma de oxalato de cálcio. Oxalato é encontrado em algumas frutas e legumes, mas o seu fígado produz a maior parte de oxalato. Se você tiver cálculos de oxalato, seu médico pode recomendar que se evite alimentos ricos em oxalato, como vegetais verde-escuros, nozes e chocolate.

Presença de cálculos renais: Encontrados mais frequentemente em mulheres, quase sempre é o resultado da infecções do trato urinário.

Pedras de ácido úrico: Eles são comumente visto como gota, e pode resultar de determinados fatores genéticos e distúrbios de seus tecidos produtoras de sangue. No entanto, a frutose também eleva o ácido úrico, e há evidências de que o consumo de frutose está ajudando a elevar as taxas de doença renal.

Os cálculos de cistina: representando apenas uma porcentagem muito pequena de pedras nos rins, estes são compostos de aminoácido cistina, uma doença hereditária que faz com que os seus rins a excretar grandes quantidades de certos aminoácidos.

Como Evitar Cálculo Renal

Prevenção de pedras nos rins podem incluir uma combinação de mudanças no estilo de vida e medicamentos. Aqui estão algumas recomendações:

Beba muita água

Se você não está bebendo quantidades suficiente de água, sua urina simplesmente terá maiores concentrações de substâncias que podem resultar na formação das pedras. O recomendado é você beber 2 litros de água por dia uma maneira simples de saber se você está bebendo bastante água é verificar a cor da sua urina; se ela estiver amarela escura é sinal que você não está ingerindo a quantidade recomendada de água por dia.

Coma menos alimentos ricos em oxalato. 

Se você tem cálculos de oxalato, o médico pode recomendar a restrição de alguns alimentos ricos em oxalatos. Estes incluem beterraba, quiabo, espinafre, acelga, batata-doce, nozes, chá, chocolate e produtos de soja.

Inclua em sua diet boas quantidades magnésio

O magnésio é responsável por mais de 300 reações bioquímicas em seu corpo, e a deficiência deste mineral tem sido associada a pedras nos rins. Ele também desempenha um papel importante na absorção e assimilação do cálcio do seu corpo, como por exemplo se você consumir muito cálcio, sem a quantidade adequada de magnésio, o excesso de cálcio pode realmente tornar-se tóxicos e contribuir para o aparecimento das pedras nos rins . Vegetais de folhas verdes como: espinafre e acelga são excelentes fontes de magnésio.

Evite Açúcar, incluindo frutose e Soda

Uma dieta rica em açúcar pode contribuir para várias doenças e uma delas são as pedras nos rins, uma vez que o açúcar perturba as relações minerais em seu corpo, interferindo com a absorção de cálcio e magnésio. Um dos grandes fatores do aparecimento das doenças renais nas crianças acima de 5 anos está no consumo de açúcares insalubres e refrigerantes.

Faça Exercícios

Você está mais propenso a adquirir pedras nos rins se você for sedentário por um longo período de tempo pois, a falta de atividade físicas podem fazer com que seus ossos pare de liberar mais cálcio. O exercício também irá ajudá-lo a resolver a pressão arterial elevada, uma condição que duplica o risco de pedras nos rins.

Evite o Sal
Reduza a quantidade de sal que você come e escolha fontes de proteínas não-animais, como legumes e uma ótima maneira de prevenir este problema tão doloroso.

Prefira produtos lácteos desnatados.

Este tipo de produto são ricos em cálcio o que diminui as chances de cristalização do intestino.

Tome o chá de quebra-pedra, diariamente

publicidade:

Ele possui ação diurética, o que facilita a eliminação das pedras nos rins.

Deixe uma resposta