10 Alimentos que Controlam o Colesterol Alto

publicidade:

O colesterol elevado é uma das principais causas de problemas relacionados com o coração e vasos sanguíneos. É importante para você saber que o colesterol é em geral separado por dois tipos: a lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou colesterol ruim, que predispõe a diversas doenças cardíacas . Lipoproteína de alta densidade (HDL), ou bom colesterol, que protege o coração.

Quando o seu nível de LDL em seus sangue aumenta e torna-se HDL baixo, você se torna propenso a doenças do coração , como ataques cardíacos, derrames etc. Porém um dieta adequada e regular de exercícios pode ajudar a manter os níveis normais de colesterol e pode até mesmo ajudá-lo a evitar tomar qualquer medicação. Veja abaixo alguns alimentos alimentos que controlam o colesterol:




Leia Mais:

Alimentos Recomendados Para o Hipertireoidismo
Benefícios do ômega 3 – Para que Serve
Benefícios do Abacate Para Saúde
Água de Berinjela e Limão para Emagrecer

publicidade:

Alimentos Ricos em Fibras:

publicidade:

Alimentos como grãos e cereais integrais. São ricos em vitamina B, minerais e fibras alimentares (solúvel e insolúvel), mas pobre em gordura e colesterol. Comer uma tigela de aveia crua todos os dias vai manter o seu colesterol sob controle. A aveia contém fibras solúveis, que reduzem a absorção de colesterol ruim em sua corrente sanguínea evitando assim, que seu colesterol suba.

Ômega -3 Peixes:

Os ácidos graxos ômega-3 encontrados nos peixes reduzim os níveis de triglicérides (gordura no sangue) e desacelera o crescimento de placas nas paredes das artérias. Foi demonstrado que o omega-3 reduz as gorduras no sangue, aterosclerose, placas ateroscleróticas e a pressão arterial . Foi visto que as pessoas que consomem peixe ou três vezes por semana são menos propensas a doenças cardíacas e a pressão arterial.

Aveia: 

A aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao organismo. Ela retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). “A aveia diminui as concentrações de colesterol total, lipídios totais e triglicerídeos de forma significativa e aumenta ainda a fração do bom colesterol (HDL)”, explica a especialista.

Azeite: 

O azeite é fonte de ácido oleico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas.

Laranja: 

Substâncias antioxidantes presentes na fruta, diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino.

Linhaça: 

Super rica em omega -3 a linhaça previne doenças cardiovasculares e evita coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim), além de aumentar as de HDL colesterol (bom).

Soja:

Ela ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e fortalece o organismo contra infecções.

Chocolate amargo:

O chocolate amargo é um dos doces preferidos entre os Brasileiros mas, o que muitos de vocês não sabem é que existe uma substância presente no chocolate amargo chamada  flavonóides que ajuda a diminuir o colesterol LDL, porém tome cuidado para não exagerar pois, assim não terá efeito contrário.

Oleaginosas:

Nozes e castanhas possui uma substância chamada arginina, que atua com um papel super importante de vasodilatador, contribuindo para a redução de doenças do coração.

Abacate:

publicidade:

Apesar de calórico o abacate possui gorduras benéficas. Se consumido de forma correta, ajuda a regular os níveis de colesterol, diminuindo o LDL, o chamado colesterol ruim. Segundo nutricionistas.

Deixe uma resposta