Doença de Kawasaki – Causas, Sintomas e Diagnóstico

publicidade:

A doença de Kawasaki, também chamada de síndrome de Kawasaki,  é a uma doença rara que envolve a inflamação nos vasos sanguíneos e que atinge crianças menores de 5 anos. Se deixada sem tratamento, podem resultar na formação de um aneurisma da artéria coronária em até 25% dos casos. Com tratamento, esta taxa de complicação é reduzido para cerca de 2%.

A doença de Kawasaki foi diagnosticada pela primeira vez no Japão em 1960. Pode ocorrer em pessoas de qualquer raça ou origem étnica, embora ainda seja mais comum no Japão, os meninos são duas vezes mais propensos a ter a doença como meninas.

publicidade:

Leia Também:
Problemas de Pele Comuns em Crianças
Remédio Caseiro para Conjuntivite

publicidade:

Os sintomas

Como não há nenhum teste disponível para confirmar que uma pessoa tem a doença de Kawasaki, os médicos definem a condição da combinação de problemas que ela produz. A pessoa que está com esta doença tem uma febre alta por pelo menos 5 dias. Esta febre ocorre geralmente em conjunto com pelo menos, quatro dos seguintes sintomas:

Conjuntivite de ambos os olhos (olhos vermelhos)
Vermelhidão e inflamação dos lábios ou garganta, lábios rachados, lábios sangrando ou uma língua cor de morango.
Inchaço e vermelhidão da pele das palmas das mãos e plantas dos pés ou descamação da pele na ponta dos dedos, dedos dos pés ou solas dos pés.
Gânglios do pescoço inchados.

As pessoas com doença de Kawasaki pode ter outros sintomas que não fazem parte da definição de doença. São eles:

A dor e inchaço das articulações
Diarréia
Vómitos
Dor abdominal
Tosse
Dor de ouvido
Corrimento nasal
Irritabilidade
Fraqueza nos braços ou pernas
Fraqueza dos músculos faciais
Anomalias do ritmo cardíaco
Os sinais de insuficiência cardíaca

 Tratamento

Doença de Kawasaki é tratado com uma dose única de gamaglobulina, diretamente na veia juntamente com uma doce de aspirina por isso a pessoa deverá ficar internada por alguns dias no hospital. A gamaglobulina é Proteína plasmática de alto peso molecular com proteínas purificadas cuja função é servir de suporte a um
anticorpo.

Prevenção

publicidade:

Não há prevenção para a doença de Kawasaki. Aproximadamente uma criança em cem pode desenvolver a doença uma segunda vez. Os pais não tem como evita -la

Deixe uma resposta