Lombo com Arroz Cremoso Receita, Mais você

publicidade:

O programa mais você da Ana maria braga todos os dias nos disponibilizar diferentes receitas maravilhosas e deliciosas que nos ajudam na hora de preparar algo diferente e saboroso para os nossos familiares, veja hoje a receita completa de lombo com arroz cremoso que passou no dia 20/05/2014 terça feira.

Ingredientes
Lombo

publicidade:

1 lombo limpo cortado ao meio (+/- 1,6 kg)
azeite, sal e pimenta-do-reino moída a gosto
1 fio de azeite
400 g de cebola cortada em meia lua (3 ½ xícaras de chá)
6 dentes de alho descascados
1 litro de leite
500 ml de água (2 xícaras de chá)
2 colheres (sopa) de sal (30 g)
pimenta-do-reino moída a gosto
250 g de bacon picado (1 1/3 xícara de chá)
1 colher (sopa) de alho picado
2 tomates sem pele e sem sementes picados (1 ½ xícara de chá)
4 colheres (sopa) de mostarda
1 ½ colher (sopa) de amido de milho dissolvido em ½ xícara (chá) de água

publicidade:

Arroz Cremoso

3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de alho picado
400 g de arroz cru (2 xícaras de chá)
1 litro do leite do cozimento do lombo
1 xícara (chá) de leite
sal a gosto
Modo de preparo

Modo de preparo

1 – Com as mãos esfregue azeite, sal e pimenta-do-reino moída a gosto em 1 lombo limpo e cortado ao meio. Reserve.

2 – Coloque numa panela de pressão 1 fio de azeite, 400 g de cebola cortada em meia lua, 6 dentes de alho descascados, o lombo (temperado acima), 1 litro de leite, 500 ml de água, 2 colheres (sopa) de sal, pimenta-do-reino moída a gosto, tampe a panela e leve ao fogo médio. Após pegar pressão conte 45 minutos. Desligue o fogo, retire a pressão da panela, tire o lombo e deixe esfriar. Transfira o caldo que sobrou na panela, aos poucos e com cuidado, para um liquidificador e bata bem. Reserve.

3 – Depois de frio corte o lombo em fatias médias e reserve.

4 – Numa panela frite bem 250 g de bacon picado. Escorra o bacon numa peneira e reserve. Adicione na panela 1 colher (sopa) de alho picado, um pouquinho da gordura do bacon e doure levemente (20 segundos). Junte 2 tomates sem pele e sem sementes picados, 4 colheres (sopa) de mostarda, 5 xícaras (chá) do caldo (reservado acima), misture e deixe ferver. Incorpore 1 ½ colher (sopa) de amido de milho dissolvido em ½ xícara (chá) de água e coloque as fatias de lombo neste molho e deixe cozinhar em fogo baixo por +/- 1 ½ hora. OBS.: Se o lombo ainda não estiver macio e o molho estiver grosso adicione um pouco mais de água enquanto cozinha o lombo. Retire do fogo e sirva com arroz cremoso e decore com bacon frito.

Arroz Cremoso

publicidade:

1 – Numa panela em fogo médio com 3 colheres (sopa) de azeite refogue 1 colher (sopa) de alho picado. Adicione 400 g de arroz cru e refogue. Acrescente 1 litro do leite do cozimento do lombo, 1 xícara (chá) de leite, misture, tempere com sal a gosto e cozinhe até o arroz ficar cremoso. Retire do fogo e sirva em seguida.

Deixe uma resposta