Dor nas costas durante a gravidez: 7 dicas para aliviar

Anúncios

A dor nas costas durante a gravidez não é surpreendente, mas ainda merece atenção. Confira sete maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez – A partir de uma boa postura e atividade física para terapias complementares

A dor nas costas durante a gravidez é uma queixa comum – e não é nenhuma maravilha. Você está ganhando peso, o seu centro de gravidade muda e seus hormônios estão relaxando os ligamentos em sua pélvis. Muitas vezes, porém, você pode prevenir ou aliviar dores nas costas durante a gravidez.

No. 1: Praticar uma boa postura

Conforme seu bebê cresce, seu centro de gravidade se desloca para a frente. Para evitar cair para a frente, você pode compensar, inclinando-se para trás – o que pode esticar os músculos na região lombar e contribuir para a dor nas costas durante a gravidez. Mantenha estes princípios da boa postura em mente:

Levante-se em linha reta e alta.
Segure o peito alto.
Mantenha os ombros para trás e relaxados.
Não trave seus joelhos.

Quando se levantar, use uma confortável posição larga para o melhor apoio. Se você deve ficar por longos períodos de pé, descanse um pé sobre um banquinho – e tenha tempo para pausas frequentes.

Uma boa postura também significa sentar com cuidado. Escolha uma cadeira que suporta suas costas, ou coloque um pequeno travesseiro atrás de sua parte inferior das costas. Considere apoiar os pés sobre um banquinho.

Anúncios

No. 2: Obter o equipamento certo

Use salto baixo – sapatos com bom apoio do arco – e não plano.

Você também pode considerar usar um cinto de apoio à maternidade. Embora a pesquisa sobre a eficácia dos cintos de apoio à maternidade seja limitado, algumas mulheres acham o apoio adicional útil.

No. 3: Levante-se corretamente

Ao levantar um pequeno objeto, agache-se e levante com as pernas. Não dobre a cintura ou levante com as costas. Também é importante conhecer os seus limites. Peça ajuda se você precisar.

No. 4: Dormir de lado

Dormir de lado, e não de costas. Mantenha um ou ambos os joelhos dobrados. Considere o uso de travesseiros entre os joelhos dobrados, sob seu abdômen e nas costas.

No. 5: Experimente calor, frio ou uma massagem

Use uma almofada de aquecimento para aquecer a sua volta, ou tente compressas de gelo. Esfregar as costas também pode ajudar.

No. 6: Incluir a atividade física em sua rotina diária

Atividade física regular pode manter as costas forte e pode realmente aliviar dores nas costas durante a gravidez. Com a liberação do seu médico, tente atividades suaves – como caminhar ou exercício na água.

Você também pode esticar sua parte inferior das costas. Descanse em suas mãos e joelhos, com a cabeça alinhada com as costas. Puxe em seu estômago, arredondando as costas ligeiramente. Mantenha a posição por alguns segundos e depois relaxar o estômago e volte – mantendo as costas o mais plano possível. Aos poucos, trabalhar até 10 repetições. Pergunte ao seu médico sobre outros exercícios de alongamento também.

No. 7: Considere terapias complementares

Algumas pesquisas sugerem que a acupuntura pode ajudar a aliviar a dor nas costas durante a gravidez. O tratamento quiroprático parece proporcionar conforto para algumas mulheres também. Se você estiver considerando uma terapia complementar, discuta as opções com o seu médico.

Saiba quando consultar o seu médico

Se você tem dores nas costas durante a gravidez ou dor nas costas, que dura mais de duas semanas, fale com o seu médico. Ele ou ela pode recomendar medicamentos como o paracetamol (Tylenol, outros) ou outros tratamentos.

Tenha em mente que a dor nas costas durante a gravidez pode ser um sinal de parto prematuro. Além disso, a dor nas costas durante a gravidez que é acompanhada por sangramento vaginal, febre ou queimação ao urinar pode ser um sinal de um problema subjacente que precisa de atenção imediata. Se você estiver preocupada com a sua dor nas costas, entre em contato com seu médico imediatamente.

Anúncios

Recentes