Panetone Salgado Receita da Ana maria Braga – Mais Você

publicidade:

Quem não gosta das receitas da Ana Maria Braga, são receitas super saborosas que nos dão aguá na boca, e como o natal é uma data super especial de comemorações e alegrias hoje vamos ensinar para você como fazer um delicioso Panetone Salgada da Ana Maria Braga do programa mais você veja a receita espero que gostem.

Leia Também:
Panetone no Palito Como Fazer – Receita

publicidade:

Panetone salgado

publicidade:

 Ingredientes

300 ml de água (para o recheio de linguiça) ou 200 ml da água de cozimento de bacalhau
2 cebolas cortada em cubos
Esponja

600 gr de farinha de trigo
300 gr de água
liquido coado de 2 cebolas batidas com 300 ml de água (ou com 200 ml da água do cozimento do bacalhau)
30 gr de fermento biológico seco
120 ml de ovos (2 ovos)
Reforço

400 gr de farinha de trigo
200 ml de água gelada
10 gr de fermento biológico seco
15 g de sal
200 gr de açúcar
150 gr de margarina
200 gr de gemas (4 gemas)
2 gemas misturadas com 2 colheres (sopa) de café coado – para pincelar
Para recheio de linguiça, bacon e provolone

140 gr de bacon picadinho e frito
40 gr de provolone picadinho
1 ½ linguiças calabresas picadinhas
¼ xícara de chá de uva passas
¼ xícara de chá de azeitona preta picadinha
molho de alho
coentro picadinho a gosto
Para recheio de bacalhau

1 kg de bacalhau dessalgado e cozido
¼ xícara de chá de uva passas
¼ xícara de chá de azeitona preta picadinha
2 colheres de sopa de molho de alho
coentro picadinho a gosto
Modo de preparo

Cebola

Coloque num liquidificador coloque 300 ml de água, 2 cebolas e bata bem até formar uma pasta. Transfira esta pasta para uma peneira e deixe escorrer bem. Reserve o liquido.

Esponja

Numa batedeira coloque 600 gr de farinha de trigo, 300 gr de água, liquido coado de 2 cebolas batidas com 300 ml de água (ou com 200 ml da água do cozimento do bacalhau), 30 gr de fermento biológico seco e 120 ml de ovos e bata bem até o ponto de véu (não gruda no dedo). Transfira a massa para uma tigela untada com óleo e deixe descansando até triplicar de tamanho.

Massa

Coloque na batedeira 400 gr de farinha de trigo, 200 ml de água gelada, 10 gr de fermento biológico seco, 15 gr de sal, 200 gr de açúcar, 150 gr de margarina e 200 gr de ovos e a esponja (feita acima) e bata bem até formar uma massa homogênea e em ponto de véu.

Transfira a massa para uma superfície lisa e untada com óleo, abra a massa com as mãos, recheie a gosto e enrole como um rocambole. Com uma faca corte porções de massa de 550 gr, forme bolas e coloque nas fôrmas com a “costura” da massa para baixo. Deixe fermentar até chegar a borda da fôrma. Pincele 2 gemas misturadas com 2 colheres de sopa de café coado e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por mais ou menos 25 minutos ou até dourar. Deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.

Para recheio de linguiça, bacon e provolone

Numa tigela coloque 140 gr de bacon picadinho e frito, 40 gr de provolone picadinho, 1 ½ linguiças calabresas picadinhas, ¼ xícara de chá de uva passas, ¼ xícara de chá de azeitona preta picadinha, molho de alho, coentro picadinho a gosto e misture bem.

Para recheio de bacalhau

publicidade:

Numa tigela misture 1 kg de bacalhau dessalgado e cozido, ¼ xícara de chá de uva passas, ¼ xícara de chá de azeitona preta picadinha, 2 colheres de sopa de molho de alho e coentro picadinho a gosto. Reserve.

Deixe uma resposta