O que é o Déjà Vu, Significado

publicidade:

Varias pessoas já passaram por isso em um momento da vida,  déjà vu, é a sensação assombrosa que você já passou pela mesma coisa antes.

Em francês Déjà Vu ´significa “já visto”, déjà vu está sob investigarão há anos por cientistas, que ainda têm de oferecer uma explicação completa para o fenômeno, embora supostamente isso já tenha acontecido com mais de 70 por cento das pessoas em algum momento.

publicidade:

Pesquisas recentes, no entanto, tem rendido algumas pistas sobre o que causa o déjà vu. Parece ocorrer igualmente entre homens e mulheres independentemente da sua raça ou cor, de acordo com um estudo de 2003 Journal of Nervous and Disease Mental , déjà vu acontece com mais freqüência em pessoas com idades entre 15 a 25.

publicidade:

Esse fato levou alguns especialistas a acreditar que o déjà vu pode estar ligado a neuro transmissores como a dopamina, que são encontrados em níveis mais elevados em adolescentes e jovens adultos.

Déjà vu e epilepsia

Outra visão sobre as causas do déjà vu vem de estudos de epilepsia. Há uma ligação forte e consistente entre déjà vu e as crises que ocorrem em pessoas com epilepsia do lobo temporal mesial, um tipo de epilepsia que afeta o hipocampo do cérebro.

O hipocampo desempenha um papel fundamental na gestão de memórias de curto e longo prazo. Pessoas com epilepsia do lobo temporal mesial “Teve consistentemente experiência de déjà vu no início de suas crises”, de acordo com um relatório de 2012 na revista médica Neuropsychologia .

publicidade:

Este fenômeno levou alguns especialistas a propor que o déjà vu, pode ser o resultado de uma falha de ignição neural, isso acontece quando os neurônios transmite sinais ao cérebro levando sinais falsos de que a pessoa já tenha vivido algo da mesma maneira em outro momento.

Deixe uma resposta