Frases de Oscar Niemeyer

publicidade:

Oscar Niemeyer foi um grande nome na arquitetura moderna, e defensor do comunismo hoje iremos ver lindas frases desse também escritor Oscar Niemeyer.

A mudança e a miséria
Oscar Niemeyer

publicidade:

A miséria existe. E a burguesia brasileira, que é das mais atrasadas, está sentindo isso na pele pela primeira vez. A chance de mudança está aí, nesta situação-limite. E há o inesperado, com o qual devemos contar. Um dia, lá em Paris, Sartre me disse que gostava de ter dinheiro no bolso para dar esmola. O sujeito chegava, Sartre dava um dinheirinho e quase agradecia por isso. Mudei minha opinião sobre a esmola. Como dizia o padre Teillard Chardin, quando ser for melhor que ter, estará tudo resolvido no mundo.

publicidade:

Transformando coisas e pedaços

Urbanismo e arquitetura não acrescentam nada. Na rua, protestando, é que a gente transforma o País.

Vovô

Meu avô, que foi ministro do Supremo Tribunal, morreu sem um tostão. Inclusive a casa em que a gente morava estava hipotecada. Sempre tive a idéia de que o dinheiro não vale nada. Achei bonito ele morrer assim. Já disse que teria vergonha de ser um homem rico. Considero o dinheiro uma coisa sórdida

Comunismo
Oscar Niemeyer

Nunca me calei. Nunca escondi minha posição de comunista. Os mais compreensíveis que me convocam como arquiteto sabem da minha posição ideológica. Pensam que sou um equivocado e eu penso a mesma coisa deles. Não permito que ideologia nenhuma interfira em minhas amizades.

O Estrangeiro
Oscar Niemeyer

Camus diz em “O Estrangeiro” que a razão é inimiga da imaginação. Às vezes, você tem de botar a razão de lado e fazer uma coisa bonita.

O Estrangeiro

Camus diz em “O Estrangeiro” que a razão é inimiga da imaginação. Às vezes, você tem de botar a razão de lado e fazer uma coisa bonita.

publicidade:

Homens

Espero que Brasília seja uma cidade de homens felizes: homens que sintam a vida em toda sua plenitude, em toda sua fragilidade; homens que compreendam o valor das coisas simples e puras um gesto, uma palavra de afeto e solidariedade.
Peregrinação social
A direita quer manter este clima de poder, de injustiça social e de subserviência ao império norte-americano.
Linha reta
Asa das Canoas: Minha preocupação foi projetar essa residência com inteira liberdade, adaptando-a aos desníveis do terreno, sem o modificar, fazendo-a em curvas, de forma a permitir que a vegetação nelas penetrasse, sem a separação ostensiva da linha reta.
Arquitetura
A vida  pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, ela será mais simples.
Sopro da vida
A vida é um sopro. Por isso, não há motivo para tanto ódio.
O significado
A vida é importante; a Arquitetura não é. Até é bom saber das coisas da cultura, da pintura, da arte. Mas não é essencial. Essencial é o bom comportamento do homem diante da vida.
O tic tac da vida
Oscar Niemeyer
Há o pessimismo que bate quando estou sozinho e penso no mundo. Mas se é para ir a uma festa em que há mulheres bonitas, o pessimismo desaparece. A vida está correndo. Tenho momentos de tristeza, de prazer, de saudade… Faz parte.

Deixe uma resposta